ade Sepulchral Voice Fanzine: Entrevista: LEATHERFACES Entrevista: LEATHERFACES - Sepulchral Voice Fanzine

News

10 de jan. de 2012

Entrevista: LEATHERFACES



LEATHERFACES foi formada em abril de 2005, com proposta de fazer um furioso e energético Thrash Metal. A banda segue propagando o debut EP auto-intitulado e também seu primeiro clipe para a faixa “Stand Up And Rise”. A atual formação da Leatherfaces é composta por Arthur Betiolli – Guitarra, Cave Hoffman – Bateria, Henrique Ávila – Baixo e Rafael Romanelli - Guitarra/Vocal, e foi com Rafael com quem tivemos um rápido bate-papo, confira aí:


Saudações, Rafael! Comente um pouco sobre o histórico do Leatherfaces e como a banda se encontra atualmente.
Saudações André! Um prazer imenso para Leatherfaces participar do Zine! A Leatherfaces começou em Abril de 2005, nessa época ainda era outra formação, um power trio, comigo na guitarra e vocal, Jackson Santos (atualmente na banda BR 116) na bateria, e o Luiz Armando no baixo. Duramos mais ou menos 1 ano e meio com essa formação, fazendo diversos shows por SP capital e interior. Foi nesse período que também gravamos nossa primeira demo com as faixas Without Hope e Leatherface, com isso conseguimos participar de um programa muito legal que existia, o Metalsplash da TV por internet AllTV, nos ajudou muito em divulgação na época. Logo depois disso o Jackson deixou a banda para entrar na BR 116 e o Luiz deixou por motivos de imcompatibilidade de tempo, então a banda ficou parada por um bom tempo, só voltando no início de 2009 com o Arthur Betiolli na guitarra, Cave Hoffmann na batera e Henrique Ávila no baixo. E que foi a formação ideal tanto por competência musical, como visual e presença de palco. Com essa formação atual gravamos a nossa primeira EP, aumentamos a divulgação da banda por redes sociais e shows em lugares mais diversificados, participamos do Manifesto Rock Fest, ficando em 2º lugar dentre 50 bandas participantes, tendo nosso baterista Cave Hoffman como o melhor batera do festival e gravamos nosso primeiro Vídeo Clip da faixa “Stand Up And Rise”.

O nome da banda surgiu em homenagem ao filme "O massacre da Serra Elétrica"? Quais os temas abordados nas letras e de onde buscam inspiração?
Sim, a princípio foi tirado do famoso Serial Killer Ed Gein, do Massacre da Serra Elétrica, conhecido no filme como Leatherface. Mas além disso, o nome também é uma grande referência ao metal, tanto por envolver a palavra COURO (algo muito comum no Heavy Metal rs), como pela própria origem do nome, algo que soa agressivo e ao mesmo tempo ligado ao terror/suspense, coisa que procuramos destacar bastante, tanto em nosso instrumental como em nossas letras! Os temas de nossas músicas no geral abrangem o lado mais “obscuro” que rola em nosso planeta (ou fora dele). Digamos que as notícias, reais ou não, que não são tão divulgadas abertamente por ai na mídia como os mistérios da humanidade, teorias da conspiração, sociedades secretas e etc., as utilizamos para nos trazer inspiração e compor. Procuramos sempre ler e nos atualizar dessas informações que rolam por ai e muita gente ainda não tem conhecimento, ou tem, e simplesmente ignoram. E pode apostar a maioria são de arrepiar! É aí que nos interessa, temas voltados para aquele assunto do medo/terror/suspense.

Comente do pequeno problema com o nome da banda no início das atividades.
Esse pequeno problema aconteceu, pelo fato de que no início da banda (quando éramos um power trio), utilizávamos o nome LEATHERFACE e não LEATHERFACES com o “S” no final. E depois de um tempo descobrimos que existia uma banda punk, se não me engano da Inglaterra da década de 70/80 com o nome Leatherface. E isso foi uma merda, por que não queríamos ter o mesmo nome de outra banda rs. E os caras já tem uma porrada de registro em estúdio e ao vivo, inclusive vídeos. Daí resolvemos mudar para LEATHERHEAD! Mas não sei por qual razão a partir do momento que mudamos o nome só aconteceu ZICA com a banda, tudo de ruim que você pode imaginar! Não somos os caras mais supersticiosos do mundo, mas putz, estava complicada a situação. A banda foi literalmente indo pro buraco. Pensamos e pensamos, e o tal nome Leatherface não saia da nossa lista de nomes, inclusive outros nomes totalmente fora do Leather e do Face estavam na lista. Depois de insistir muito em outros nomes, e várias noites sem dormir (haha!) resolvemos tacar o foda-se e deixar como Leatherfaces com o “S” mesmo no final para não ficar exatamente IGUAL da Leatherface punk, então as coisas simplesmente voltaram ao normal e até melhor em vista de quando era somente Leatherface rs. Demorou para acostumar, mas hoje em dia particularmente prefiro muito mais a LEATHERFACES, no plural, dá um ar mais de banda sabe, aquela coisa de grupo mesmo, união, somos NÓS os LEATHERFACES. E não simplesmente a Leatherface... É um tanto quanto confuso, mas pra gente fez muito sentido...haha...

Como anda a divulgação e a receptividade do EP auto-intitulado? E a distribuição como está sendo feita?
A receptividade está sendo excelente! Aliás, até melhor do que esperávamos! Recebemos muitos elogios mesmo, tanto de amigos, de bandas que tocam com a gente por ai e com a mídia especializada. A divulgação na maior parte do tempo está sendo pelos shows, por que não conseguimos um selo ainda, lançamos de forma totalmente independente. Então vendemos nos shows do Leather ou via internet, se a pessoa estiver interessada entra em contato conosco e enviamos pelo correio. Ah! E tem pra baixar também em alguns blogs que fazem resenha da gente! Não estamos restritos a isso...rs ( Faça download do EP AQUI)

Noto que a banda é muita ativa na capital paulista, mas faz poucos shows fora dela. Existem planos de espalhar a praga Leatherfaces pelo Brasil à fora?
Com certeza, aliás, o principal plano para 2012 é justamente esse: sair de SP e invadir outros estados em nosso país! Isso só não aconteceu antes por que não estávamos com uma formação estável, entende? Não tínhamos uma segurança pra isso, e nem um material apresentável para tal divulgação. Mas agora a banda esta com o pé no chão e pronto para rodar não só o Brasil como o exterior, algo que se tudo der certo estaremos em breve!

Em 2011 gravaram o vídeo-clipe para a música "Stand up and Rise", como foi processo de criação e as filmagens? Qual a receptividade dos bangers a este vídeo?
Foi um processo bem simples na verdade, por indicações de amigos da banda, acabamos conhecendo o Sebástian Cauvet da empresa GO4U. Ele nos ofereceu um trabalho de custo baixo e de alta qualidade! Então agendamos um horário no estúdio onde foi feito o vídeo clipe, e ele gravou tudo sozinho com vários takes repetidamente feitos, dublando o som original. Ele fez tudo isso apenas com uma câmera HD em menos de 2 horas. O que nos impressionou no resultado final, por que ficou em uma qualidade incrível, o profissionalismo do cara é gigante! E a receptividade foi animal cara, além de dar uma MEGA divulgada para a banda, nos abriu muitas portas também, em poucos meses já conseguimos mais de 1.600 acessos. Uma coisa boa a meu ver, em se tratando de uma banda underground que nem de SP saiu ainda direito.

Nos últimos anos, com o revival do Thrash Metal têm surgido de todos os cantos excelentes bandas, mas no vácuo muita porcaria segue este caminho, já tem muitos criticando que já virou modismo tanto a sonoridade como o visual. Qual a sua opinião sobre isto, e qual o diferencial da Leatherfaces para se destacar na cena tão inflacionada?
Olha, isso em um ponto de vista muito particular meu, concordo que essa “onda revival thrash metal” vem aumentando e MUITO de alguns anos pra cá, e SIM tem muita coisa que escuto e não me agrada, tem coisas que eu escuto que me agradam, mas não vejo nenhum diferencial, algo que realmente chama a atenção sabe, e tem coisas que escuto e de cara acho maravilhoso! São muitas bandas, muitas propostas, mas poucos realmente se destacam. Modismo em si, não acho que seja exatamente, tanto por que se o Thrash Metal fosse simplesmente um modismo, não duraria tão fielmente todos esses anos desde o início dos anos 80, não é mesmo?! Não existiriam tantas pessoas seguindo isso como um estilo de vida. A moda acaba rápido. O que acho que acontece é que está se tornando algo mais popular, o acesso para esse estilo de som que antes era algo mais obscuro e bem underground está mais à mostra com essa onda de internet, you tube e etc. No caso da Leatherfaces, por incrível que pareça não nos consideramos uma banda de Thrash Metal, claro que temos influências de muitas bandas de Thrash Metal, mas a nossa raíz mesmo está no Metal mais clássico, na onda do Judas Priest, do Running Wild, do Saxon, Accept, Venom, e etc... Você colocou em questão o nosso diferencial, e acho que ele está exatamente aí! Estamos saindo um pouco dessa mesmice que domina o mercado do metal atualmente, mas ao mesmo tempo sem reinventar a roda. Não queremos ser a banda mais extrema de metal, ou a banda mais rápida de metal, ou a mais pesada. Queremos ser apenas METAL sem rótulos, sem preconceitos, cru e direto, sem firulas e NA CARA. Vejo muitos shows de bandas nacionais, internacionais, underground, mundialmente conhecidas e cara, na boa, eu sinto que muitas dessas bandas que eu vejo estão ali para provar algo que não são e que muitas vezes não tem necessidade de ser, acabam esquecendo do principal em tudo isso: A MÚSICA. Bicho, não é muito a nossa cara ficar fazendo discursos de meia hora num palco, ou querer ser a banda mais extrema no palco. Você quer provar algo? Prove com a sua música! Ela já diz tudo, prove com ela o mais alto possível fazendo dez, cem ou mil pessoas não ficarem paradas e bangear até terem câimbra no pescoço. No final essas pessoas vão sair pingando suor, loucos por uma cerveja e vão comprar o seu disco, sua camiseta ou simplesmente chegar em você e dizer: “porra cara isso foi um verdadeiro show de metal, estou exausto”. Missão cumprida. A idéia é essa.

Rafael para finalizar, diga os planos da Leatherfaces para o ano de 2012 e deixe uma mensagem para os bangers que leram essa entrevista:
Sinceramente? 2012 vai ser o ano da LEATHERFACES! Estamos muito empolgados, já preparando um novo material para finalmente lançar nosso primeiro álbum oficial. Muitos shows vão acontecer em SP e em outros estados que esperamos ansiosamente para visitar! Em casas que nunca tocamos como nas casas que sempre tocamos! Primeiramente agradecer o espaço e a oportunidade que vocês estão dando não só para a Leatherfaces como para todas as bandas nacionais que batalham duramente para mostrar seu som. Sem esquecer de agradecer a Fernnanda Kilmister que nos indicou para o Zine e está dando uma puta força para o Metal Nacional com muita excelência e dignidade. E para vocês, bangers, que leram essa entrevista e concordam ou não com tudo que foi dito: sem crise! Apareçam nos shows! Vamos tomar umas, bangear até dizer chega e alimentar para que cresça cada vez mais esse som que querendo ou não, é nosso estilo de vida: o Heavy Metal! A Leatherfaces agradece a todas as pessoas que já nos apoiaram e apóiam ainda, de todas as formas possíveis. Saibam que não esquecemos de ninguém e temos um respeito enorme por todos vocês. Até a próxima.

  • Comentar
  • Comentar via Facebook

5 comentários:

  1. Caras, essa entrevista está demais!! Conheço a LEATHER FACES a um bom tempo e muita coisa eu não sabia sobre a banda. Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástica entrevista!!!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rafael! Go Leatherfaces.
    Falou e disse.. Força para todos
    e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Impressionante suas dicas me agradaram bastante indiquei seu blog para todos os meus amigos muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Entrevista: LEATHERFACES 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top