ade Sepulchral Voice Fanzine: Documentário "Pesado - Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?" será lançado em Outubro Documentário "Pesado - Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?" será lançado em Outubro - Sepulchral Voice Fanzine

News

21 de set. de 2017

Documentário "Pesado - Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?" será lançado em Outubro


Pernambuco, terra do frevo, do maracatu e da ciranda, mantém pulsando em seu subterrâneo uma cena vigorosa de Heavy Metal, das mais fortes do País, e que de tempos em tempos vem à tona. Esse é o cenário da premissa do documentário "Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?", dirigido por Leo Crivellare e roteirizado por Wilfred Gadêlha, que terá estreia na mostra Play The Movie, a seleção de filmes com pegada musical que faz parte há 11 anos do festival No Ar – Coquetel Molotov. A exibição acontecerá no dia 14 de Outubro de 2017, às 14h, no Cinema do Museu, no Recife, encerrando a mostra, com entrada franca.

O filme discute a convivência do Heavy Metal pernambucano com o ambiente de múltiplas manifestações musicais e culturais que dominam o cenário artístico no Estado. Durante 104 minutos, a produção mostra as estratégias de coexistência do Metal feito em Pernambuco com os ritmos populares e folclóricos que norteiam festividades como o São João e o Carnaval, bem como a relação dos chamados Headbangers com outras manifestações pop, a exemplo do Punk e do Manguebeat.

O documentário acompanha os passos do pesquisador e músico Wilfred Gadêlha, em busca dessa cena, por shows, ensaios e encontros com alguns dos principais personagens do metal do Estado. Pesado percorreu centenas de quilômetros pelo Grande Recife, passando pelo tradicional Beco da Fome, no centro da capital, por diversos bairros da periferia até a Zona da Mata e Agreste pernambucanos, onde em uma noite memorável registrou um show da banda de Death Metal Alkymenia, em pleno São João de Caruaru. Esse e outros momentos ilustram significativamente a peleja entre a tradição dos ritmos populares e o Metal, que coexistem em Pernambuco de forma mais natural do que se poderia imaginar.


“Pernambuco é tão diverso que tem uma cena forte e atuante de Metal há mais de três décadas. Muita gente ignora isso e o nosso filme escancara que há mais metaleiro aqui no Estado do que muita gente pensa”, diz Gadêlha, que conduziu as entrevistas do filme e escreveu o roteiro baseado no seu livro Pesado – Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco (Funcultura, 2014).

O resultado é uma trilha sonora que brinda o espectador com bandas que nunca gravaram CDs, como Herdeiros de Lúcifer, Fire Worshipers, Arame Farpado e Necrópsia, além de “medalhões” do gênero no Estado (Cruor, The Ax, Devotos, Realidade Encoberta e Decomposed God, entre outras) e da geração que investe na mistura de ritmos como matéria-prima, a exemplo de Cangaço, Hate Embrace e Terra Prima.

Ao todo, mais de 70 pessoas foram entrevistadas, nas filmagens realizadas entre Abril e Novembro de 2016, em sete cidades pernambucanas. “Pesado é sobretudo uma história de amor. Amor à música, amor à rebeldia, à amizade e à liberdade de expressão ”, afirma Crivellare.

O documentário foi realizado pela Jaraguá Produções e financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), vinculados ao governo do Estado. Dirigido por Leo Crivellare e roteirizado por Wilfred Gadêlha, Pesado tem produção de Luiz Barbosa e Carol Ferreira.

SERVIÇO
Estreia do documentário Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?
Quando: 14 de Outubro de 2017
Horário: 14 Horas
Onde: Cinema do Museu – Fundação Joaquim Nabuco (Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte)
Quanto: Entrada Gratuita.

FICHA TÉCNICA
Título: Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?
Ano de produção: 2017
Duração: 104 minutos
Direção: Leo Crivellare
Roteiro, argumento e entrevistas: Wilfred Gadêlha
Direção de fotografia e câmera: Mariano Maestre
Montagem, cor e finalização: André Farkatt
Direção de arte e projeto gráfico: Alcides Burn
Som direto: Pedro Moreira e Lucas Ramalho
Edição de som e mixagem: Gera Vieira
Direção de produção: Luiz Barbosa
Assistentes de produção: Lilian Pimentel e Clarissa Dutra
Produção executiva: Carol Ferreira
Produção: Jaraguá Produções

Links Relacionados
Facebook: facebook.com/pesadofilme
Youtube: youtube.com/channel/UCQ_mvn85DYZ9yVcE_j1wWsw
Evento no Facebook: facebook.com/events/322226901582774

  • Comentar
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Documentário "Pesado - Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?" será lançado em Outubro 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top