ade Sepulchral Voice Fanzine: MÁSCARA DE FERRO: Pioneiros do Metal nacional lançam faixas remasterizadas no Youtube MÁSCARA DE FERRO: Pioneiros do Metal nacional lançam faixas remasterizadas no Youtube - Sepulchral Voice Fanzine

News

2 de jul. de 2018

MÁSCARA DE FERRO: Pioneiros do Metal nacional lançam faixas remasterizadas no Youtube


Joe Lee Marcos guitarrista da pioneira banda de Heavy Metal MÁSCARA DE FERRO, lançou em seu canal oficial no Youtube as faixas originais remasterizadas de "Pra bem longe daqui" e "Memorias na Parede".

"Pra Bem Longe Daqui" saiu originalmente na coletânea "Metal Rock" de 1985, e "Memórias na Parede" estaria no primeiro álbum da banda nunca lançado. Confira mais abaixo.



Em 1669, foi recebido na prisão de Pignerol, França, um prisioneiro cuja identidade ainda gera controvérsia. É certo que se tratava de figura de relevo na corte de Luís XIV, e para que se mantivesse em eterno anonimato era obrigado a usar uma máscara de ferro. Com o passar do tempo, a barba e o cabelo tomariam por completo o já exíguo espaço do oxigênio. O eminente réu, após ter passado por outras prisões, inclusive a Bastilha, morreu em 1703. O fato inspirou diversas lendas e o escritor Alexandre Dumas criou a sua versão para encerrar a saga iniciada em “Os Três Mosqueteiros”.

Na São Paulo do final de 1983, o guitarrista Joe Lee Marcos, seu antigo colega de colégio Tito Lívio no baixo, e o contemporâneo de faculdade Elmano Goatsbeard na bateria formam a MÁSCARA DE FERRO – o que sufocava agora, apesar do ar de esperança, eram os medos, as incertezas engendradas num longo período de ditadura, que, finalmente, beirava o crepúsculo.

Em 1985, com o vocalista Marcelus, participam com 2 faixas na coletânea “Metal Rock”, um dos primeiros registros de um crescente movimento, que hoje ocupa mais amplos espaços. O álbum contava ainda com o antológico Made in Brazil, cujos shows no Lira Paulistana em São Paulo e no Circo Voador no Rio de Janeiro trouxeram pela primeira vez a MÁSCARA DE FERRO aos palcos. Com a entrada do cantor Wagner Vassalo em 1986, a banda se consolidou na forma pela qual é reconhecida ainda hoje: os temas, calcados inicialmente nos desafios do homem frente á “moderna” sociedade de consumo (como as faixas do LP “Metal Rock” "Máquinas no Comando" e "Pra Bem longe Daqui"), passam à explorar lendas medievais, a questão da vida espiritual e as relações entre o pensamento e a matéria, que inspiraram “Memórias na Parede”, “Rosas para Ninguém” e “Jamais Voltaremos ao Bosque Sagrado”.

Esse universo que a banda pioneiramente explorou no Brasil fez o caminho inverso, fazendo com que na própria Europa surgissem não apenas bandas, mas um verdadeiro “revival” do mundo medieval, dos jogos de RPG ao cinema. A banda passa a se apresentar com trajes estilizados de cavaleiros do século XII e inicia a construção de um castelo cenográfico – um esforço para levar ao público uma produção mais elaborada, ação marcante desde os seus primórdios, onde surgiram os estandartes vermelhos com o símbolo da máscara com duas chaves cruzadas, inspirado na antiga bandeira dos piratas.


A gravação de “Memórias na Parede” (que contou nos teclados com a hoje jornalista e crítica de cinema Paoula Abou-Jaoudé), uma iniciativa independente não lançada comercialmente atraiu sobremaneira a atenção da mídia, grifando definitivamente o nome MÁSCARA DE FERRO na história do Rock brasileiro. Participam também de 2 edições da “Praça do Rock”, evento igualmente marcante na cena musical paulistana.

E com a falta de apoio e cansados do circuito ensaios-shows-em-lugares-pequenos-e-nada-de-álbum, a banda encerrou suas atividades no final dos anos 1980.

Links Relacionados

  • Comentar
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: MÁSCARA DE FERRO: Pioneiros do Metal nacional lançam faixas remasterizadas no Youtube 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top