ade Sepulchral Voice Fanzine: TUATHA DE DANANN lança lyric video de “Conjura” em homenagem aos 230 anos da inconfidência mineira TUATHA DE DANANN lança lyric video de “Conjura” em homenagem aos 230 anos da inconfidência mineira - Sepulchral Voice Fanzine

News

27 de dez. de 2019

TUATHA DE DANANN lança lyric video de “Conjura” em homenagem aos 230 anos da inconfidência mineira


Enquanto muitos estão “curando a ressaca” das festas, o TUATHA DE DANANN trabalha a todo vapor! A banda lançou, no dia 26 de Dezembro, o lyric vídeo de “Conjura”. A data de lançamento foi escolhida por marcar a última das principais reuniões dos inconfidentes mineiros, realizada no mesmo dia em 1788, em Ouro Preto, na Capitânia de Minas Gerais.


“Conjura” é o terceiro vídeo do CD “The Tribes of Witching Souls” e aborda o movimento da Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, que visava à independência de Minas Gerais em relação à dominação portuguesa. “É uma homenagem que fizemos a este episódio tão importante da história brasileira. Em torno da Inconfidência temos de tudo: amor, poesia, revolta, ganância, traição, heroísmo, covardia e sangue”, explica o Bruno Maia, autor da música e letra.

A reunião, realizada em 1788, é tida pela historiografia como a decisiva, quando todo o plano de ação da Conjuração foi traçado, da tomada do poder aos atos administrativos dos subsequentes meses pós levante. A reunião aconteceu na casa do Tenente Coronel da Tropa Regular Francisco de Paula Freire de Andrade, o inconfidente de maior patente militar da Capitânia de Minas Gerais.

Na composição, a figura do considerado mártir do movimento Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi tratada de forma romantizada. Porém, conforme Bruno Maia, a letra funciona como um resumo da Conjuração Mineira que completou 230 anos em 2019. “Não deixa de ter um acento contemporâneo com o Brasil de hoje, a subserviência às grandes potências, o neocolonialismo e entreguismo que bate a nossa porta todo dia”, completa.

O vídeo de “Conjura” foi produzido por Raoni Joseph e destaca pinturas clássicas retratando os Inconfidentes, Tiradentes e fotos das localidades onde a sedição teve mais adeptos como Ouro Preto, São João del Rei e Tiradentes. Em 2018, o editor de vídeo também produziu o lyric video de “Your Wall Shall Fall”, single do “The Tribes of Witching Souls”. O álbum foi lançado pela Heavy Metal Rock no início de 2019.

Tracklist
01. The Tribes of Witching Souls
02. Turn
03. Warrior Queen
04. Your Wall Shall Fall
05. Conjura
06. Outcry (Acoustic Version)
07. Tan Pinga Ra Tan (Orchestral Version)
08. Rhymes Against Humanity (Demo 2004)
09. The Tribes of Witching Souls (Demo Instrumental)

Links Relacionados

  • Comentar
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: TUATHA DE DANANN lança lyric video de “Conjura” em homenagem aos 230 anos da inconfidência mineira 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top