ade Sepulchral Voice Fanzine: Novo álbum da MY DYING BRIDE já está a venda no Brasil Novo álbum da MY DYING BRIDE já está a venda no Brasil - Sepulchral Voice Fanzine

News

6 de mar. de 2020

Novo álbum da MY DYING BRIDE já está a venda no Brasil


Alguns anos atrás, a carreira da MY DYING BRIDE quase chegou ao fim. Após o aclamado álbum “Feel the Misery” de 2015, a filha do vocalista Aaron Stainthorpe, na época com apenas cinco anos, foi diagnosticada com câncer. Chocado e com o coração partido, Stainthorpe suspendeu todas as atividades da banda para focar toda sua energia em erradicar o que ele chamava de “a mais cruel e desalmada das amargas criações de Deus”.

Mas não foi só isso que a banda teve que enfrentar. Em 2018, o guitarrista Calvin Robertshaw enviou uma mensagem avisando da sua saída sem nenhuma explicação adicional. E logo depois que a MY DYING BRIDE se reagrupou após a magnifica notícia que a filha do vocalista estava livre do câncer veio outra bomba: o baterista Shaun Taylor-Steels também resolveu deixar a banda. Mas a MY DYING BRIDE não se abalou, seguiu em frente, superou a crise e entrou em estúdio para gravar sua mais nova obra-prima “The Ghost of Orion”, para alegria de todos os seus leais fãs ao redor do mundo.

“Tínhamos tudo em contra, mas conseguimos sair com a cabeça erguida. Isso prova que os desafios, que são muitos, de estar em uma banda podem ser superados. Superamos tudo! Desde o câncer e a saída dos membros até a sensação de que toda esperança foi perdida no estúdio. [...] Nós fomos fortes. Nós continuamos em frente. E a prova, felizmente, está prestes a ser lançada. Não há como parar a MY DYING BRIDE”, diz Stainthorpe com seu forte sotaque de Yorkshire.

MY DYING BRIDE foi formada no agonizante verão europeu de 1990 por Stainthorpe e o guitarrista Andrew Craighan. Com os seus quase 30 anos de carreira, a banda se transformou em um fenômeno mundial graças a clássicos como “Turn Loose the Swans” (1993), “The Angel and the Dark River” (1995), “Like Gods of the Sun” (1996), “34.788%... Complete” (1997), “The Dreadful Hours” (2001) e “A Map of All Our Failures” (2012) que tornaram-se uma fonte de esperança para os tristes e desanimados. De fato, poucas bandas nos anos 90 soavam como os britânicos.

“Concordo que a MY DYING BRIDE era, ou melhor, é algo único”, diz Stainthorpe. “[...] No entanto, para “The Ghost of Orion”, queríamos algo diferente das coisas que fizemos antes. Ainda é aMY DYING BRIDE. É pesado como o inferno. Porém, é mais fácil de ouvir. Ousamos dizer que temos momentos cativantes em “The Ghost of Orion”. Portanto, queríamos uma abordagem mais fácil de ouvir do que apenas sufocar as pessoas com uma miséria extrema e sem motivo. Tentamos tornar o MY DYING BRIDE um pouco mais acessível”.

Assim como aconteceu com o anterior álbum, “Feel the Misery”, Craighan se isolou e cuidou do processo de composição do novo álbum sozinho.

Enquanto as circunstâncias eram semelhantes (o guitarrista Hamish Hamilton Glencross saiu em 2014 e Roberts em 2018), o ambiente geral era algo muito diferente. O guitarrista não pôde contar com ninguém para ajudá-lo. Nem a baixista Lena Abé que estava de licença maternidade. Nem, claro, o seu parceiro Stainthorpe que estava focando todas suas forças e energias na luta contra o câncer da sua filha. Talvez por isso Craighan compôs músicas tão arrasadoras como “Your Broken Shore”, “To Outlive The Gods”, “The Solace” (com a participação de Lindy-Fay Hella, vocalista da Wardruna) e “The Old Earth”. O resto, como dizem, é história.

O título, “The Ghost of Orion”, teve suas origens nos rabiscos delirantes sob efeito de vinho de Stainthorpe. Entre eles estava escrita a frase A Ghost Crawls from the Mouth of Orion [em tradução livre: Um fantasma rasteja da boca de Órion] e Stainthorpe e Craighan ficaram impressionados com a qualidade cinematográfica da frase, mas não tinham certeza de como ela se desenrolaria verbalmente. Então, eles começaram a editá-la até chegar ao simples, mas não menos sentimental, “The Ghost of Orion". Quanto ao seu significado, Stainthorpe está naturalmente deixando à livre interpretação do leitor/ouvinte.

A saída do baterista Taylor-Steels nas vésperas de entrar no estúdio do produtor e engenheiro de som Mark Mynett, poderia ter paralisado a MY DYING BRIDE, mas felizmente isto não aconteceu. Por sorte, o ex baterista do Paradise Lost Jeff Singer já tinha sua bateria estava montada no estúdio e estava disponível para tirar à banda desta enrascada. Então, de dezembro de 2018 a agosto de 2019, o MY DYING BRIDE, já com Singer na bateria, gravou “The Ghost of Orion” com Mynett, pela primeira vez, no comando dos controles. E ele estava totalmente preparado para isso, pois além das suas habilidades na mesa de som, ele é também um grande fã da MY DYING BRIDE. De fato, as sessões para a maioria da banda foram rotineiras e até inesperadamente rápidas, exceto para Stainthorpe para quem o tempo de gravação foi torturante.

“A gravação foi cansativa”, diz Stainthorpe. “Todos os dias havia algo errado. Eu não conseguia voltar aos eixos. Eu estava cantando os vocais de forma errada. Eu tinha que ser corrigido todos os dias, em todas as músicas, em todas as linhas das canções. Era como ser espancado. Houve um momento, na metade do processo, que pensei: Eles vão precisar de outro vocalista. Eu simplesmente não posso mais fazer isso. Não sei onde estou. Depois de tudo o que passei, não sabia mais como cantar na MY DYING BRIDE. O que quero dizer é que nós estávamos nisso já três semanas e ainda estávamos na primeira música! Eu tinha perdido o jeito. Eu ficava sentado na cabine, suando como um louco, olhando fixamente para o teto, pensando: “Para onde foi a diversão de estar em uma banda? Eu estava realmente odiando tudo isso. Se eu soubesse o que estava fazendo, terminaríamos o álbum a tempo”.

Mas a adversidade foi superada. De inseguranças dentro do estúdio, integrantes indo embora a ter que lidar com familiar doente, os britânicos conseguiram superar tudo. Com uma excelente arte de capa, encomendada Stainthorpe e feita por Eliran Kantor (Fleshgod Apocalypse, Ex Deo) e 11 faixas, “The Ghost of Orion” coloca a MY DYING BRIDE de volta no trono do Doom-Death Metal. De fato, eles nunca soaram melhor. Desde a tristeza em “Your Broken Shore” e a mortal “A Secret Kiss” até a sombria e épica de 10 minutos “The Old Earth”, “The Ghost of Orion” é o resultado de uma banda vibrante e criativa que não descansa nas suas glórias passadas. E a história vai continuar...

Adquira sua cópia em bit.ly/38lEc92. Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records.

Tracklist
01. Your Broken Shore
02. To Outlive The Gods
03. Tired Of Tears
04. The Solace
05. The Long Black Land
06. The Ghost Of Orion
07. The Old Earth
08. Your Woven Shore

Links Relacionados
Homepage: mydyingbride.net
  • Comentar
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Novo álbum da MY DYING BRIDE já está a venda no Brasil 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top