ade Sepulchral Voice Fanzine: OVERDRIVE: Álbuns "Metal Attack" e "Swords and Axes" serão relançados OVERDRIVE: Álbuns "Metal Attack" e "Swords and Axes" serão relançados - Sepulchral Voice Fanzine

News

9 de nov. de 2021

OVERDRIVE: Álbuns "Metal Attack" e "Swords and Axes" serão relançados



A banda sueca OVERDRIVE, foi formada em 1980 na junção de duas bandas, a Parasite (que gravou duas demos e um 7"EP) e Ocean (que gravou dois 7"EP e um álbum). No ano seguinte, lançam de forma independente o MLP intitulado "Reflexions". 

Em 1983, a OVERDRIVE assinou com o selo Planet Records e lançam o debut album "Metal Attack", que teve um grande impacto na cena sueca e europeia. "Swords And Axes" é lançado em 1984, obtendo uma recepção melhor que o álbum de estreia. A banda realiza de vários shows e tocam em diversos festivais, dividindo palco com EF Band, Mercyful Fate, Pretty Maids, EF Band, Tygers Of Pan Tang, Hanoi Rocks e outros nomes importantes da cena dos anos 80.

Na Primavera de 1985, Kenth foi substituído por Zoltan Djember (ex-Ocean) e em junho do mesmo ano a banda encerra as atividades!  O guitarrista Janne Stark juntamente com o frontman Pelle Thuresson formam a Overheat, chegando a gravar duas demos. Outra banda formada das cinzas da OVERDRIVE é a Pride, que contava com o baterista Kenta Svensson, e os guitarristas Zoltan Djember e Kjell Jacobsson, mas também lançaram apenas demos.
 
Em 1991 Janne, Pelle e o baterista Peter Svensson (ex-integrantes das bandas Mercy, Globe e mais tarde faria parte da Locomotive Breath) gravaram duas faixas instrumentais para as compilações "Guitarheroes Of Sweden" (a faixa "In The Raw") e "... Parte 2" (a faixa "Short Circuit"). Já em 1993,  OVERDRIVE ressurge e lançaram a demo "Back to Basics", mas no ano seguinte a banda se separa-se pela segunda vez. Jörgen, Pelle e Kenta formaram Crosseyed Mary, enquanto Janne e Kjell formaram Locomotive Breath. 

Em 1997, a OVERDRIVE se apresentou no Karlshamn Rock Festival. com a formação original. O show foi gravado tanto em vídeo como em áudio. Esta apresentação saiu na compilação "Mission of Destruction - Live", lançada em CD no ano de 2001. Vale lembrar que, a primeira demo da banda ganhou uma versão em compacto no ano de 2000.

OVERDRIVE renasce em 2003, com a line-up original e se apresentam no Rockslaget festival, e no ano seguinte no festival germânico Headbanger's Open Air.  Infelizmente, Pelle decidiu que não queria continuar. A poucas semanas do fim, a banda encontrou felizmente o frontman Per Karlsson (ex-Unchained e posteriormente entraria na banda Portrait).  Em Janeiro de 2004, o selo High Vaultage Records relançaria "Reflexions", "Metal Attack" e "Swords And Axes".  

Os suecos quebram um hiato gigantesco, "Let The Metal Do The Talking" é o o primeiro álbum da banda em 24 anos. O disco apresenta tanto faixas novas como como compostas entre 1983-1986. Em 2011, sai dois álbuns de estúdio, sendo "Angelmaker " e "The Angelmaker's Daughter".

Em janeiro de 2012, retorna Pelle Thuresson, mas desta vez substituindo o baixista Kenth Ericsson. Em 2013, a banda realizou três shows no Japão, onde também foi gravado um DVD ao vivo. Apenas três dias antes da partida da banda para o Japão, o baterista Kenta teve um acidente que o impediu de ir com a banda. No último minuto, o baterista Jimmy Lexe substituiu-o para estas apresentações.

Em 2020, decidiram  também não seria apenas o 40º aniversário, mas também o último ano da banda.  A banda deveria tocar em muitos festivais, incluindo o Sweden Rock. No entanto, o Covid pôs um ponto final em tudo. A discografia da banda ainda conta com os os álbuns ao vivo "The Battle of Rock" (2018) e "Heavy Metal Night! Live in the Raw 1981" (2021).

No primeiro dia de janeiro de 2022, o selo sueco Regain Records relançará em CD os clássicos  "Metal Attack"  e "Swords and Axes". Para mais infos acesse: fb.com/regainrecords.se

Ouça os discos abaixo:


  • Comentar
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: OVERDRIVE: Álbuns "Metal Attack" e "Swords and Axes" serão relançados 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top