ade Sepulchral Voice Fanzine: Iniciada a campanha para lançamento do livro "Legado das Trevas" Iniciada a campanha para lançamento do livro "Legado das Trevas" - Sepulchral Voice Fanzine

News

14 de mai. de 2022

Iniciada a campanha para lançamento do livro "Legado das Trevas"

A Editora Clock Tower iniciou um projeto de livro de M.R. James, um dos maiores escritores de horror de todos os tempos. Um livro desenvolvido desde o ano de 2015, são sete anos de muita trabalho .O livro irá contar com biografia, fotos, ilustrações, notas e muitos outros extras. 


O AUTOR
M.R. James, foto de Olive Edis em 1910.

Montague Rhodes James nasceu em 1º de agosto de 1862 em Kent na Inglaterra.
James foi filho de um clérigo e passou grande parte de sua vida na Universidade de Cambridge onde realizou diversos estudos de documentos antigos (paleografia), além de catalogação de manuscritos da biblioteca da universidade e traduções de grandes clássicos. Por isso James ficou muito conhecido e admirado em sua época, embora sua fama maior viria da literatura, que primeiro começou com o hábito que ele tinha de contar histórias para seus amigos.

James viajou por toda a Europa muitas vezes, tendo sido reitor do King's College, Cambridge (1905-1918), e também do Eton College (1918-1936). Atuou como vice-chanceler da Universidade de Cambridge (1913-15).

Grande acadêmico e medievalista, teve nos antiquários seu grande interesse. No campo da literatura o escritor irlandês Sheridan Le Fanu foi sua grande influência. Tudo isso formou as bases para suas histórias que eram a princípio contadas oralmente.

James nunca se casou e pouco se sabe sobre relacionamentos seus, embora exista alguma evidência que tenha tido casos amorosos com algumas de suas alunas.

No ano de 1930 foi condecorado com a importante Ordem do Mérito e seis anos mais tarde, veio a falecer (com 73 anos), sendo enterrado no cemitério de Eton em 12 de junho de 1936.

M.R. James influenciou com sua obra o grande autor H.P. Lovecraft e anos mais tarde Stephen King e Ramsey Campbell que escreveu uma história em sua homenagem. Derivado das obras de James estão muitos programas gravados no rádio, filmes e trabalhos acadêmicos.

A OBRA
Grande contador de histórias teve seus principais trabalhos reunidos em 4 principais livros: Ghost Stories of an Antiquary (1904), More Ghost Stories of an Antiquary (1911), A Thin Ghost and Others (1919), e A Warning to the Curious and Other Ghost Stories (1925).

O tradutor e a museóloga

O critério editorial adotado nesse projeto foi a leitura e seleção das principais histórias desses 4 livros. A tradução ficou a cargo Marcos Tadeu Mageste. Mageste é historiador formado pela Universidade Federal de Viçosa e trabalha com literatura inglesa a quase vinte anos. Colaborou desde o início no primeiro projeto da Ed. Clock Tower no livro "O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft". Também leciona História da Arte, uma de suas grandes paixões e que foi de enorme valia para lidar com os termos e ambientação dos contos de M.R. James. Mageste também contou com o auxílio insubstituível da museóloga Raquel Milagres de Mattos, que colaborou com o projeto.

O conto clássico de M.R. James apresenta 5 principais características:
1 — Abandono do clichê gótico.
2 — Os fantasmas em suas histórias são seres maus e nunca misericordiosos.
3 — O cenário de suas histórias são geralmente de uma vila inglesa, cidade litorânea, universidade ou do interior e sempre contemporâneo.
4 — O protagonista na maioria das vezes é um cavalheiro muito erudito.
5 — Apresenta a descoberta de algum objeto antigo de antiquário ou um livro misterioso que atrai forças sobrenaturais.

FICHA TÉCNICA
Aspectos físicos do livro:
Nº de páginas: aprox. 180-220
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: brochura
Tipo de papel: pólen
Equipe editorial:
Tradutor: Marcos Tadeu Mageste
Revisor: Aparecida Rondina
Projeto gráfico: Everton Carareto
Ilustrações internas: Richard Svensson
Organização: Denílson Carraretto
Participação Especial: Walter Ziebarth

Para mais informações acesse AQUI.

"Ouvi à noite um choro, seguido de uma risada. Se eu não conseguir esquecer isso, não poderei dormir novamente"

— M.R. James
  • Comentar
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Iniciada a campanha para lançamento do livro "Legado das Trevas" 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top