ade Sepulchral Voice Fanzine: Texto: HEAVY METAL x INTERNET Texto: HEAVY METAL x INTERNET - Sepulchral Voice Fanzine

News

4 de jun. de 2014

Texto: HEAVY METAL x INTERNET

*Esse texto foi originalmente escrito para o lançamento no Heavy Metal Union (Zine impresso de Vitoria da Conquista/BA)

É fato que a internet revolucionou o mundo moderno, interferindo diretamente no comércio corporativista através das empresas “ponto com”, e principalmente nos meios de comunicação, onde as cartas foram substituídas por web-mails; e os chats, redes sociais e voz sobre IP predominam as relações de contatos entre as pessoas. No Heavy Metal não foi diferente, o acesso a materiais como cd’s, cinto de balas, spikes, patchs, revistas, coturnos e diversos artigos do gênero estão à disposição por apenas alguns cliques a qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta, concretizando o famigerado conceito de globalização.

A comunicação de um modo geral, talvez seja a forma que mais represente esta mudança drástica. Bandas, Produtores, Zineiros...podem se autopromover e divulgar informações que não costumavam ou até mesmo que nunca seriam publicadas na mídia tradicional. O contato entre artistas, público, empresas de booking, distros e selos; foi estreitado devido a publicação de notícias e a troca de informações acontecer instantaneamente via web.

Os polêmicos Downloads Ilegais (responsáveis pela queda da indústria fonográfica) são como uma “faca de dois gumes” e divide opiniões. Diversas bandas (inclusive o Metallica) aliadas a grandes gravadoras, compram brigas enormes após ter cds “vazados” antes do seu lançamento. Nos EUA um grupo de artistas encabeçam o “Featured Artist Coalition” projeto de lei que visa punir quem faz downloads gratuitos e viola os direito autorais. Como medida alternativa, surgiram os “downloads pagos”, onde o usuário paga cerca de dois dólares por música e continua contribuindo financeiramente, e de certa forma valoriza o trabalho do artista. A outra vertente defende o lema “música sem fronteiras” e a extrema facilidade de se conhecer e divulgar materiais que talvez nunca fossem descobertos. Para bandas independentes isso se torna um prato cheio, e a internet se torna o principal meio de divulgação. A meu ver, ouvir um álbum em Mp3 é como ler um livro em Pdf; você tem o conteúdo principal, mas perde toda arte gráfica, letras e informações contidas no material físico. É como um material promocional que proporciona conhecer o produto, e caso te agrade, deve ser adquirido em formato oficial. Coisa rara no mundo atual onde as coleções pessoais se resumem em 500 gigas de mp3 no HD.

Entretanto o Heavy Metal tem a peculiaridade de cultuar artefatos antigos como LP's, Fitas Cassetes, Posters, Zines impressos, e há quem ainda resista a toda essa modernidade. Porém, assim como o celular, o acesso à rede vai ser item fundamental para o convívio em sociedade, pois, em um futuro não distante, os aparelhos modernos (desde geladeiras á relógio de pulso), terão embutidos em sua infraestrutura uma conexão direta com a web. Portanto, cabe ao individuo usar da melhor maneira possível esta fantástica ferramenta; e como já dizia Charles Darwin, “A espécie que sobrevive não é a maior ou mais forte: é aquela que melhor se adapta”.

Por Tarcísio Spirit Crusher
  • Comentar
  • Comentar via Facebook

1 comentários:

Item Reviewed: Texto: HEAVY METAL x INTERNET 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top